Se permita ser você mesma

SE PERMITA SER VOCÊ MESMA

Quando penso em todas as peripécias que eu já fiz na minha vida para ganhar o afeto, reconhecimento e amor das pessoas, me dou conta do tempo que demorei para entender verdadeiramente o sentido da aceitação. Eu já me fiz de forte. Cobri meu corpo de tatuagens. 

Eu fingi que não sentia o que estava sentindo, porque na minha visão limitada da coisa, sentir demais era coisa de gente fraca e eu não queria ser vista assim. E eu passei muitas e muitas vezes por cima de mim mesma para que os outros não o fizessem até perceber que eu estava sendo atropelada de qualquer forma. E então eu me fiz de vítima. 

Busquei culpados para as minhas dores e me eximi da responsabilidade pela minha vida estar do jeito que estava porque eu, do alto da minha baixa autoestima, não me julgava capaz de mudar as coisas. E então eu busquei heróis. Heróis e mais heróis que me salvassem de minha própria miséria, sem entender que eu a estava causando quando me impedia de ser abundante de mim mesma para com o mundo. 

Eu criava um personagem para ser amada mas não percebia que, ao deixar de ser eu, eu estava na verdade me impedindo de ser amada. Demorei bastante para compreender que não podemos ser amados a menos que nos revelemos, para entender que assumir a própria fragilidade é a maior coragem que existe e que ninguém, neste mundo de meu Deus, vai entender exatamente o que você sente, pensa ou o porquê faz o que faz – você precisa ser seu melhor amigo e companheiro para poder ser um bom amigo e companheiro para o outro. 

Por isso eu te digo: interrompa AGORA qualquer tipo de comportamento que vá na contramão do revelar-se e correr o risco de ser rejeitado e desvalorizado, porque ele é o mesmo risco que você corre de ser amado. Não existe um sem o outro. O que você escolhe?

Flavia Melissa

Sobre

É psicóloga e uma das maiores vozes brasileiras do autoconhecimento e da liberdade emocional na internet. Desde 2012, impacta diariamente a vida de mais de 400 mil pessoas através de seus canais nas redes sociais e de seus 3 livros publicados. Flavia está na lista das 14 YouTubers brasileiras para conhecer e acompanhar, segundo o jornal O Estado de São Paulo, e seu primeiro livro, Sua Melhor Versão – Desperte para uma nova Consciência, foi best-seller no Brasil, estando nas principais listas de títulos mais vendidos. Com mais de 8000 alunas, conduz pessoas a se conhecerem e se reconectarem com quem realmente são para construir uma vida mais leve nos relacionamentos consigo mesmas e com os outros.