Ela nasce em meio à lama, mas devido a uma característica não explicada pela Ciência, repele microrganismos e partículas de pó. Assim, à medida em que cresce, avança na direção da superfície da água, cada vez mais distante da lama em que nasceu. Por isso, há milhares de anos, ela representa a pureza.
Apesar de ser vista na superfície da água, a Flor de Lótus não toca a água. Ela fica a milímetros de distância da superfície, o que faz com que pareça “flutuar” sobre o meio no qual vive. Por este motivo, é símbolo de elevação espiritual.
A Flor de Lótus nos inspira a fazer o trabalho de desenvolvimento pessoal e crescimento espiritual que viemos a esta vida fazer.
Todos nós nascemos em meio à lama.
Competição, intolerância, ódio, desigualdade, inveja, ganância, egoísmo, vaidade, soberba, arrogância, prepotência, ciúmes, desconfiança, insegurança… A lista dos “microorganismos” e “partículas de pó” que devemos aprender a rejeitar é grande.
E todos nós, apesar de estarmos no mundo e sermos regidos por estes valores, não devemos nos deixar “molhar” por eles.
Como consta em João (17:4): “Estou no mundo mas não sou do mundo”, a Flor de Lótus nos inspira a levitar sobre nossa natureza humana afrontosa e competitiva, sedenta por poder sobre todos os outros seres.
Todos nós somos Flores de Lótus, que só quando seguimos a jornada e encontramos a luz, conseguimos florescer.
Que todos nós saibamos buscar a autoconsciência e auto responsabilidade diante dos desafios e obstáculos!