Pular para o conteúdo
Home » Sobre

“As coisas na sua vida nunca farão sentido se você não se abrir para senti-las”.

Flavia Melissa

Psicóloga, educadora emocional e criadora do Portal Despertar.

Brasileira nascida em São Paulo, Flavia Melissa se interessou pelos temas do desenvolvimento humano muito cedo – motivo pelo qual decidiu cursar Psicologia. Formou-se, se especializou em um dos mais conceituados hospitais públicos de São Paulo e construiu uma clínica de sucesso ainda muito jovem, mas sentia falta de compreender o ser humano de forma mais plena. Buscou em diferentes religiões e filosofias os caminhos que a formação profissional não apontava: católica por tradição, interessou-se pelo Espiritismo, para logo em seguida conhecer e se apaixonar pelas religiões e ensinamentos pagãos dos antigos povos celtas. Empreendeu uma verdadeira jornada de busca por sentido, percorrendo de terreiros de Umbanda a Igrejas Evangélicas.

Em 2008 iniciou uma pós-graduação em Medicina Chinesa e, em meados de 2010, mudou-se para a China. Durante quase um ano residiu na cidade de Xangai, onde aprofundou seus conhecimentos na conceituada Shanghai University of Traditional Chinese Medicine. Além dos estudos curriculares, estagiou com médicos em suas clínicas particulares, onde entrou em contato com as diversas Artes Taoístas, como a Meditação e o Qi Gong.

Ao voltar para o Brasil, iniciou o processo de formação em Filosofia Taoísta na Sociedade Taoísta do Brasil em São Paulo e se especializou em Meditação no método Xin Zhai Fa e em diversas modalidades de Qi Gong. Habilitou-se instrutora de Qi Gong Medicinal pela BiYün Academy, na modalidade Biyün Nei Qi Jichu Gong – método da mobilização interna da energia vital. Dedicou-se a prestar atendimentos que uniam a Psicologia Transpessoal ao Qi Gong e Meditação, modernas técnicas de IOM Biofeedback e técnicas de PNL depois de se formam Practitioner em Programação Neurolinguística.

Em 2012, após intensas transformações, e diante do desejo de compartilhar seus processos e percepções sobre a vida com o mundo, criou um canal no YouTube – um dos pioneiros na área do desenvolvimento pessoal no Brasil e que rapidamente angariou dezenas de milhares de seguidores. Seus perfis no Facebook e Instagram passaram a receber pessoas interessadas no processo de autoconhecimento e espiritualidade e, hoje, esta audiência soma mais de trezentas e cinquenta mil pessoas.

Em 2013, por causa de um vídeo sobre Meditação, Flavia conheceu o Ricardo, seu marido – que na época tinha um tumor no cérebro. Juntos enfrentaram a cirurgia e a lenta recuperação, e depois deste obstáculo ter sido superado, passaram a viajar pelo Brasil conduzindo vivências e processos nas áreas da Bioenergia, autoconhecimento e prática da Espiritualidade na vida cotidiana. Dois anos depois tiveram seu primeiro filho, Gael, cujo nascimento a incentivou a abandonar os atendimentos clínicos. Foi então que criou o Portal Despertar – ferramenta auxiliar do processo de autoconhecimento e espiritualidade. Desde seu nascimento, em março de 2016, até os dias atuais, O Portal já transformou a vida de centenas de pessoas.

Eleita pelo jornal O Estado de São Paulo como uma das 14 YouTubers brasileiras para conhecer e acompanhar, em janeiro de 2017 lançou seu primeiro livro, “Sua Melhor Versão – Desperte para uma Nova Consciência”, que alcançou o marco de sétimo lugar na lista dos mais vendidos nos segmentos de autoajuda e esoterismo da revista Veja. Atualmente vive com sua família em Embu das Artes, interior de São Paulo.