0
Leite de Amêndoas

Leite de Amêndoas

Eu sempre achei meio bizarro tomar leite, não apenas por ser um alimento específico para crianças mas, principalmente, pelo fato de sermos a única espécie de mamífero a tomar leite de outra espécie. Isso sem contar todas as recém descobertas científicas que associam o consumo de leite por adultos à altos índices de osteoporose.

Um belo dia, aprendi a fazer leite de castanhas. É óbvio que não é igual ao leite de vaca, mas fica uma delícia com o cafézinho de manhã e serve inclusive para ser usado em receitas, substituindo o leite animal. Vamos tentar?

INGREDIENTES

* 1 xícara de amêndoas curas

* 4 xícaras de água filtrada

MODO DE PREPARO

Deixar as amêndoas cruas de molho em duas xícaras de água durante a noite ou por pelo menos 6 horas (o demolho é importante para retirar algumas substâncias presentes nesta castanha que podem causar problemas gastrointestinais e dor). No dia seguinte, dispensar a água do demolho e bater as amêndoas no liquidificador com as 4 xícaras de água filtrada. Coar com voal ou pano fino e guardar na geladeira. Rende um litro, aproximadamente.

IMPORTANTE: a duração média do leite da geladeira é de 3 dias, mas esteja atento ao sabor. Em lugares muito quentes ou dependendo da idade das amêndoas, o leite pode azedar antes da hora.

Sobre flavia