Você já ouviu falar de Biofeedback?

O IOM Biofeedback é uma ferramenta que permite, através de tecnologia de hardware e software combinados, a utilização de nossos pensamentos, emoções, níveis de tensão muscular, relaxamento e estados meditativos pata controlar eventos que acontecem na tela de um computador. O IOM Biofeedback possibilita que você aprenda a controlar a sua mente e seus níveis de ansiedade, banir efeitos tóxicos do estresse e treinar-se para relaxar diante das situações ansiógenas da vida. E o que é melhor: de um modo divertido, descontraído e relaxado, o que faz com que a utilização da tecnologia seja, antes de qualquer outra coisa, uma brincadeira mais do que saudável!

 

Entendendo a tecnologia por trás da diversão

O grande “milagre” da tecnologia patenteada IOM Biofeedback se dá graças a um dispositivo que é acoplado à ponta de seus dedos e que funciona como um instrumento de medição semelhante a um joystick, teclado ou mouse: ele se torna a conexão entre você e um computador. No computador, graças a alguns softwares instalados, uma interface vai requerer que você desempenhe algumas funções bastante divertidas como, por exemplo, construir uma escadaria dourada que sobe montanha acima em direção a um templo, ou controlar o movimento de abre-e-fecha das asas de uma borboleta. E você terá que, neste caso, relaxar músculos ou acalmar a sua mente para atingir a estes objetivos.

O IOM capta sinais fisiológicos de emoção extremamente sutis do seu corpo, tais como estresse, relaxamento, tensão, alegria… E permite que você vá, gradativamente, aprendendo a controlar a si mesmo. Os resultados são imediatos e podem ser verificados através de um feedback instantâneo sobre as mudanças que você opera sobre seus pensamentos, emoções, postura física, respiração e níveis de relaxamento e estresse. O objetivo final da utilização do IOM Biofeedback é proporcionar aprendizado a respeito de seu próprio funcionamento de modo que seja alcançado um estado de Coerência Cardíaca – em outras palavras, equilíbrio entre mente e coração. Cada vez mais a ciência vem se pronunciando a respeito das conexões fisiológicas existentes entre estes dois órgãos.

O funcionamento do coração está intimamente relacionado ao cérebro emocional. Todos sabemos que diante de situações de medo, ansiedade, raiva e estresse o ritmo cardíaco se torna acelerado e descompassado; o que não sabíamos, até pouquíssimo tempo atrás, é que o ritmo cardíaco disfuncional favorece, ainda mais, que estas emoções consideradas “nocivas” ao nosso bem-estar ocorram. É como um ciclo vicioso: quanto mais você se sente ansioso ou amedrontado, mais seu coração se altera propiciando que a ansiedade e o medo se perpetuem, já que o ritmo cardíaco influencia diretamente a pressão arterial e até mesmo o funcionamento do sistema imunológico.

Além disso, o campo eletromagnético gerado pelo coração é milhares de vezes mais forte do que o projetado através do cérebro, o que influencia poderosamente no funcionamento de todos os órgãos do corpo. Entende agora por que é tão importante desenvolver ferramentas para ser capaz de dominar as reações fisiológicas do seu corpo?

breathing tree

 

A tecnologia IOM e Ciência

O hardware IOM opera captando, através dos sensores acoplados às pontas dos dedos do “jogador”, sinais que permitem com que dois importantes dados fisiológicos sejam medidos: o Nível de Condutibilidade Elétrica (NCE), medido através da sudorese da pele, e a Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC).

O NCE é extremamente importante pois o aumento da transpiração está associado ao aumento da ativação do sistema nervoso autônomo e também um aumento energético – tanto benéfico, como em situações de alegria e excitação, quanto maléfico, em situações como o nervosismo ou o medo.

A VFC é calculada a partir das diferenças de frequência cardíaca entre um batimento cardíaco e outro. Não existem dois intervalos absolutamente idênticos, mas alcançar um nível de maior semelhança pode ser extremamente benéfico, como sugerem muitas pesquisas que associam o VFC à longevidade e qualidade de vida. O Instituto HeartMath é um dos muitos grupos de pesquisa que vêm estudando o VFC e associando-o a um maior nível de Coerência Cardíaca, o que ajuda a combater o estresse e a estimular o adequado funcionamento do sistema imunológico.

Outro modo de nos referirmos ao nível de Coerência Cardíaca é Frequência de Ressonância do Coração, facilmente alcançável através do treinamento contínuo de meditação, respiração abdominal lenta e da conexão com as emoções positivas. A sincronia do ritmo cardíaco é algo que pode ser atingido através do treino continuado com o IOM Biofeedback; além disso, quando estamos neste nível de coerência e ressonância, nosso padrão vibratório serpenteia em torno de nossos corpos em um raio de aproximadamente 2,46m em todas as direções a partir de nosso coração.

Quem não gostaria de estar neste estado o maior tempo possível? Quem não gostaria de aprender como fazer isto de modo absolutamente intencional e obter mais bem-estar e qualidade de vida?